Ensinamentos simples de Eckhart Tolle, que se colocados em prática mudarão completamente a sua vida. No controle da nossa mente, está a fonte de nossa felicidade!
sábado, 3 de janeiro de 2015
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
O PODER DE ESCOLHER
Uma escolha sugere uma consciência, um alto grau de
consciência. Sem ela, não há escolha. A escolha começa no instante em
que nos desidentificamos da mente e de seus padrões condicionados, o
instante em que nos tornamos presentes.
Até alcançar esse ponto, você está inconsciente, espiritualmente falando. Significa que você foi obrigado a pensar, sentir e
agir de determinadas maneiras, de acordo com o condicionamento da sua
mente.
Ninguém escolhe o problema, a briga, o sofrimento. Ninguém
escolhe a doença. Eles acontecem porque não existe presença suficiente
para dissolver o passado, ou luz suficiente para dispersar a escuridão.
Você não está aqui por inteiro. Você ainda não acordou. Nesse meio
tempo, a mente condicionada está governando a sua vida.
Do mesmo modo, se você é uma das inúmeras pessoas que têm
assuntos mal resolvidos com os pais, se ainda guarda ressentimentos por
alguma coisa que eles fizeram ou deixaram de fazer, então você ainda
acredita que eles tiveram uma escolha e poderiam ter agido
diferentemente. Sempre parece que as pessoas fizeram uma escolha, mas
isso é ilusão. Enquanto a sua mente, com os seus padrões de
condicionamento, dirigir a sua vida, enquanto você for a sua mente, que
escolhas você tem? Nenhuma. Você não está nem ligando. O estado
identificado com a mente é altamente defeituoso. E uma forma de
insanidade.
Quase todas as pessoas estão sofrendo dessa doença em
vários graus. No momento em que você perceber isso, não haverá mais
ressentimento. Como você pode se ressentir com a doença de alguém? A
única resposta adequada é compaixão.
Se você é governado pela mente, embora não tenha escolha,
vai sofrer as consequências da sua inconsciência e criar mais
sofrimento. Você vai carregar o fardo do medo, das disputas, dos
problemas e do sofrimento. Até que o sofrimento force você, no final, a
sair do seu estado de inconsciência.
NÃO PODEMOS PERDOAR a nós mesmos ou aos outros enquanto
extrairmos do passado o nosso sentido do eu interior. Somente acessando
o poder do Agora, que é o seu próprio poder, pode haver um verdadeiro
perdão. Isso tira a força do passado e você percebe, profundamente, que
nada que você fez ou que os outros lhe fizeram poderia atingir, nem de leve, a radiante essência de quem você é.
Quando nos rendemos àquilo que é e assim ficamos
inteiramente presentes, o passado deixa de ter qualquer força. Não
precisamos mais dele. A presença é a chave. O Agora é a chave.
Como a resistência é inseparável da mente, o abandono da
resistência - a entrega - é o fim da atuação dominadora da mente, do
impostor fingindo ser "você", o falso deus. Todo o julgamento e toda a
negatividade se dissolvem.
A região do Ser, que tinha sido encoberta pela mente, se abre.
De repente, surge uma grande serenidade dentro de você, uma imensa sensação de paz.
E, dentro dessa paz, existe uma grande alegria.
E, dentro dessa alegria, existe amor.
E lá no fundo está o sagrado, o incomensurável, o que não pode ser nomeado.
O CAMINHO DA CRUZ - A ILUMINAÇÃO ATRAVÉS DO SOFRIMENTO
O caminho da cruz é o velho caminho para a iluminação, e
até recentemente era o único caminho. Mas não o rejeite nem subestime
sua eficácia. Ele ainda funciona.
O caminho da cruz é uma inversão completa. Significa que a
pior coisa na sua vida, a sua cruz, se transforma na melhor coisa que
já aconteceu, ao forçar você para a entrega, para a "morte", ao forçar
você a se tornar nada, a se tornar como Deus, porque Deus também é coisa
nenhuma.
A iluminação através do sofrimento, o caminho da cruz,
significa ser levado para o reino dos céus, esperneando e gritando.
Você finalmente se entrega porque já não suporta mais sofrer, embora o
sofrimento possa durar um tempo até que isso aconteça.
A ILUMINAÇÃO ESCOLHIDA conscientemente significa
abandonar nossos apegos ao passado e ao futuro e fazer do Agora o ponto
principal da nossa vida.
Significa escolher permanecer no estado de presença e não no tempo.
Significa dizer sim àquilo que é.
Você já não precisa mais sofrer.
De quanto tempo você precisa para ser capaz de dizer: "Não
vou mais criar dores, nem sofrimentos"? Quanto você ainda tem de sofrer
antes de fazer essa escolha?
Se você pensa que precisa de mais tempo, você terá mais tempo - e mais sofrimento. O tempo e o sofrimento são inseparáveis.
TRANSFORMANDO O SOFRIMENTO EM PAZ
Em situações extremas, pode ser impossível aceitar o Agora, mas sempre temos uma segunda chance na entrega.
NOSSA PRIMEIRA CHANCE é nos entregarmos, a cada instante, à
realidade do momento. Sabendo que aquilo que é não pode ser desfeito -
porque já é -, dizemos sim àquilo que é ou aceitamos o que não é.
Então fazemos o que tem de ser feito, o que quer que a situação exija.
Se nos submetemos a esse estado de aceitação, deixamos de criar negatividade, sofrimento ou infelicidade. Passamos a viver em um estado de não-resistência, um estado de graça e de luz, livre das disputas.
Sempre que você for incapaz de realizar isso, sempre que
perder essa oportunidade, seja porque não está gerando uma presença
consciente o bastante para evitar o surgimento do padrão de resistência
habitual, seja porque as circunstâncias são tão extremas que são
completamente inaceitáveis, você está criando alguma forma de dor,
alguma forma de sofrimento.
Pode parecer que é a situação que está causando o sofrimento, mas não é bem assim: a responsável é a sua resistência.
AQUI ESTÁ a sua segunda chance de entrega: se você não consegue aceitar o que está lá fora, aceite então o que está dentro.
Isso quer dizer: não resista ao sofrimento. Permita que
ele esteja ali. Entregue-se ao pesar, ao desespero, ao medo, à solidão,
ou a qualquer forma que o sofrimento assuma. Abrace o sofrimento.
Veja, então, como o milagre da entrega transforma o
sofri-mento profundo em uma paz profunda. Essa é a sua crucificação.
Permita que ela seja a sua ressurreição e ascensão ao céu.
Quando a sua dor é profunda, tudo o que se disser a
respeito de entrega vai, provavelmente, lhe parecer superficial e sem
sentido. Quando o seu sofrimento é profundo, você provavelmente tem um
grande anseio de escapar e de não se entregar a ele. Você não quer
sentir o que está sentindo. O que pode ser mais normal? Mas não tem
escapatória, nenhuma saída.
Existem algumas pseudo-saídas como o trabalho, a bebida,
as drogas, a raiva, as projeções, as abstenções, etc., mas elas não
libertam você do sofrimento. O sofrimento não diminui de intensidade
quando você o torna inconsciente. Quando você nega o sofrimento emocional, tudo o que você faz ou pensa fica
contaminado por ele. Você o irradia, por assim dizer, como a energia que
se des-prende de você, e outros vão captá-lo subliminarmente.
Se essas pessoas estiverem inconscientes, podem até se ver
compelidas a agredir ou machucar você de alguma forma, ou você pode
machucá-las em uma projeção inconsciente do seu sofrimento. Você atrai e
transmite aquilo que corresponde ao seu estado interior.
QUANDO NÃO EXISTE caminho para fora, existe sempre um
caminho através. Portanto, não fuja do sofrimento. Enfrente-o. Sinta-o
plenamente. Sinta-o, mas não pense a respeito dele! Fale dele, se
necessário, mas não crie uma história na sua mente a respeito dele. Dê
toda a sua atenção ao sofrimento, não à pessoa ou ao acontecimento que
podem tê-lo provocado.
Não permita que a mente use o sofrimento para criar uma
identidade de vítima para você em função dele. Sentir pena de si mesmo e
contar a sua história aos outros vai fazer com que você fique
paralisado no sofrimento.
Se for impossível se afastar desse sentimento, a única
possibilidade de mudança é se mover em direção a ele, do contrário
nada vai mudar.
Portanto, dê a sua completa atenção ao que você sente e
evite dar um nome a isso mentalmente. Ao se dirigir para o sentimento,
fique intensamente alerta.
No princípio, pode parecer um lugar escuro e aterrador, e,
quando vier o impulso para se afastar, observe-o, mas não se deixe
guiar por ele. Permaneça colocando a sua atenção no sofrimento,
permaneça sentindo o pesar, o medo, o pavor, a solidão, o que for.
Fique alerta, fique presente, com todo o seu Ser, com cada
célula do seu corpo. Ao fazer isso, você está trazendo uma luz para a
escuridão. É a chama da sua consciência.
Nesse ponto, você não precisa mais se preocupar com a
entrega. Ela já aconteceu. Como? A atenção completa é a aceitação
com-pleta, é entrega. Ao dar atenção completa, você está usando o poder
do Agora, que é o poder da sua presença.
Nenhum indício de resistência consegue sobreviver nele. A
presença remove o tempo. Sem o tempo, nenhum sofrimento e nenhuma
negatividade conseguem sobreviver.
A ACEITAÇÃO DO sofrimento é uma viagem em direção à morte.
Encarar o sofrimento profundo, permitindo que ele exista, colocando a
sua atenção sobre ele, é entrar na morte conscientemente. Quando tiver
morrido essa morte, você perceberá que não existe morte e que não há
nada a temer. Só quem morre é o ego.
Imagine um raio de sol que se esqueceu que é uma parte
inseparável do Sol, acredita que precisa lutar pela sobrevivência e,
assim, cria e se apega a uma outra identidade diferente da do Sol. Será
que a morte dessa ilusão não seria incrivelmente libertadora?
VOCÊ QUER TER uma morte fácil? Prefere morrer sem
sofri-mento, sem agonia? Então, morra para o passado a cada instante e
permita que a luz da sua presença apague o pesado e limitado "eu" que
você pensou que era "você".
TRANSFORMANDO A DOENÇA EM ILUMINAÇÃO
A entrega é a aceitação interior daquilo que é, sem
nenhuma condição. Estamos falando sobre a sua vida, neste momento, e não
sobre as condições ou circunstâncias da sua vida, não daquilo que eu
chamo situação de vida.
As doenças fazem parte da nossa situação de vida. Assim,
possuem um passado e um futuro. O passado e o futuro formam um contínuo
sem interrupção, a menos que o poder redentor do Agora seja ativado
através da nossa presença consciente. Como você sabe, por baixo das
várias condições que constituem a nossa situação de vida, que existe no
tempo, há uma coisa mais profunda, mais essencial: a sua Vida, o seu
próprio Ser dentro do eterno Agora.
Como não existem problemas no Agora, as doenças também não
existem. Acreditar em um rótulo que alguém confere às nossas condições
fortalece-as e constrói uma realidade aparentemente sólida em torno de
um desequilíbrio temporário. Isso não só confere realidade e solidez,
mas também uma continuidade no tempo que não havia antes.
AO SE CONCENTRAR neste instante e evitar rotular a doença
mentalmente, ela se reduz a um dos seguintes fatores: sofrimento
físico, fraqueza, desconforto ou invalidez. É a isso que você se
entrega, agora. Você não se entrega à ideia da "doença".
Deixe o sofrimento trazer você para o momento presente, para um estado de presença intensa consciente. Use-o para a iluminação.
A entrega não transforma aquilo que é, ao menos não
diretamente. A entrega transforma você. Quando você estiver
transformado, todo o seu mundo fica transformado, porque o mundo é
somente um reflexo.
A doença não é o problema. Você é o problema, enquanto a mente estiver no controle.
QUANDO VOCÊ ESTIVER doente ou incapacitado, não sinta que
fracassou de alguma forma, não sinta culpa de nada. Não culpe a vida por
tratar você tão mal, mas também não se culpe de nada. Tudo isso é
resistência.
Se você tem uma doença grave, use-a para alcançar a
iluminação. Use qualquer coisa "ruim" que acontecer na sua vida para
alcançar a iluminação.
Retire o tempo da doença. Não dê a ela nenhum passado ou
futuro. Deixe-a forçar você para a percepção intensa do momento
presente. E veja o que acontece.
Torne-se um alquimista. Transforme o metal em ouro, o sofrimento em consciência, a infelicidade em iluminação.
Você está gravemente doente e sentindo raiva do que acabei
de dizer? Então esse é um sinal claro de que a doença se tornou parte
do seu sentido de eu interior e de que, neste momento, você está
protegendo a sua identidade e também protegendo a doença.
A circunstância que foi rotulada de "doença" não tem nada a ver com quem você realmente é.
Sempre que acontecer uma desgraça ou alguma coisa de ruim na
sua vida - uma doença, a perda da casa, do patrimônio ou
de uma posição social, o rompimento de um relacionamento amoroso, a
morte ou o sofrimento por alguém, ou a proximidade da sua própria morte
-, saiba que existe um outro lado e que você está a apenas um passo de
distância de algo inacreditável: uma completa transformação alquímica da
base de metal da dor e do sofrimento em ouro. Esse passo simples é
chamado de entrega.
Não estou querendo dizer que você vai ficar feliz em uma
situação dessas. Não vai. Mas o medo e o sofrimento vão se transformar
em uma paz interior e uma serenidade que vêm de um lugar muito
profundo, do próprio Nao-Manifesto. Essa é a "paz de Deus, que
ultrapassa todo o entendimento". Comparada a isso, a felicidade é quase
uma coisa superficial.
Com essa paz radiante, vem a percepção - não no nível da
mente, mas dentro das profundezas do seu Ser - de que você é
indestrutível, imortal. Isso não é uma crença. E uma certeza absoluta,
que não precisa de uma manifestação exterior nem de qualquer prova.
A ENTREGA NOS RELACIONAMENTOS PESSOAIS
Somente alguém inconsciente vai tentar usar ou manipular
os outros, mas a verdade é que somente as pessoas inconscientes podem
ser usadas e manipuladas. Se você reage ou se opõe ao com-portamento
inconsciente dos outros, também fica inconsciente.
Porém, a entrega não significa uma permissão para que
pessoas inconscientes usem você. De jeito nenhum. É possível dizer "não"
de modo firme e claro para alguém e, ao mesmo tempo, permanecer em um
estado de não-resistência interior.
AO DIZER "NÃO" a uma pessoa ou situação, você não deve
reagir, mas agir de acordo com um insight, uma firme convicção do que é
certo ou errado para você naquele momento.
Permita que isso seja um "não" sem reação, um "não" de
alta qualidade, um "não" livre de toda a negatividade e, desse modo, não
gere mais sofrimento.
Se você não consegue se entregar, aja imediatamente. Fale
ou faça alguma coisa para provocar uma mudança na situação, ou se afaste
dela. Seja responsável pela sua vida.
Não polua o seu lindo e radiante Ser interior, nem a
Terra, com negatividade. Não transmita infelicidade, nem deixe que ela
crie um lugar dentro de você.
SE VOCÊ NÃO puder tomar uma atitude - se você estiver na
prisão, por exemplo , então só lhe restam duas opções: resistir ou se
entregar. A escravidão ou a liberdade interior, do ponto de vista das
condições exteriores. O sofrimento ou a paz interior.
Seus relacionamentos vão mudar profundamente através da
entrega. Se você nunca consegue aceitar o que é, conseqüentemente não é
capaz de aceitar qualquer pessoa do jeito que ela é. Você está sempre
julgando, criticando, rotulando, rejeitando ou tentando mudar as
pessoas.
Além disso, se continuar a transformar o Agora em um meio
para atingir um fim no futuro, também vai considerar as pessoas com quem
se relaciona como um meio para atingir um objetivo. O relacionamento, o
ser humano, passa então a ter uma importância secundária para você, ou
mesmo nenhuma importância. O que vale é o que você consegue extrair do
relacionamento: um ganho material, uma sensação de poder, um prazer
físico ou alguma forma de gratificação do ego.
DeÍxe-me ilustrar como a entrega pode agir nos relacionamentos.
QUANDO SE ENVOLVER em uma discussão ou um conflito com um
sócio, ou um amigo, observe como você se coloca na defensiva quando a
sua própria posição é atacada, ou sinta a potência da sua própria
agressão ao atacar a posição da outra pessoa.
Observe o apego aos seus pontos de vista e opiniões. Sinta
a energia mental e emocional por trás da sua necessidade de ter razão e
de mostrar à outra pessoa que ela está errada. Essa é a energia da
mente egóica. Você a torna consciente ao reconhecê-la, ao senti-la o
mais completamente possível.
De repente, no meio de uma discussão, você descobre que
pode fazer uma escolha e resolve abdicar da sua própria reação, só para
ver o que acontece. Você se entrega.
Não quero dizer abrir mão da sua reação verbalmente
dizendo "está bem, você tem razão", com um ar no rosto que diz "estou
acima de toda essa inconsciência infantil". Isso é apenas deslocar a
resistência para um outro nível, com a mente ainda no comando,
considerando-se superior. Estou falando de abandonar todo o campo de
energia mental e emocional que estava disputando o poder dentro de você.
O ego é esperto, portanto você tem de estar alerta,
presente, e ser 100 por cento honesto consigo mesmo para verificar se
abandonou realmente sua identificação com uma posição mental e se
libertou, assim, da sua mente.
SE VOCÊ SE sentir leve, livre e profundamente em paz, é
sinal de que você se entregou completamente. Observe então o que
acontece à posição mental da outra pessoa, já que você não mais a
energiza ao oferecer uma resistência. Quando abrimos mão da
identificação com as nossas posições mentais, começa a verdadeira
comunicação.
Não-resistência não significa necessariamente não fazer
nada. Significa que qualquer "fazer" se torna não-reação. Lembre-se da
profunda sabedoria implícita na prática das artes marciais orientais:
não ofereça resistência à força opositora. Submeta-se para superá-la.
Tendo estabelecido isso, "não fazer nada" quando estamos
em um estado de intensa presença é um poderoso transformador e curador
de situações e de pessoas.
É radicalmente diferente da inatividade, no estado comum
da consciência, ou melhor, da inconsciência, que tem raízes no medo, na
indolência ou na indecisão. O verdadeiro "fazer nada" implica uma
não-resistência interior e um intenso estado de alerta.
Por outro lado, caso haja necessidade de ação, você não
vai mais reagir a partir da sua mente condicionada, mas vai responder a
uma situação com a sua presença consciente. Nesse estado, a mente é
livre de conceitos, incluindo o conceito da não-violência. Então, quem
pode prever o que você vai fazer?
O ego acredita que a nossa força reside em nossa
resistência, quando, na verdade, a resistência nos separa do Ser, o
único lugar de força verdadeira. A resistência é a fraqueza e o medo
disfarçados de força. O que o ego vê como fraqueza é o Ser em sua
pureza, inocência e poder. O que ele vê como força é fraqueza. Assim, o
ego existe num modo contínuo de resistência e desempenha papéis falsos
para encobrir a "fraqueza", que, na verdade, é o nosso poder.
Até que haja a entrega, a representação inconsciente de
deter-minados papéis se constitui em grande parte da interação humana.
Na entrega, não mais precisamos das defesas do ego e das falsas
máscaras. Passamos a ser muito simples, muito reais. "Isso é perigoso",
diz o ego. "Você vai se machucar. Vai ficar vulnerável."
O ego não sabe, é claro, que somente quando deixamos de
resistir, quando nos tornamos "vulneráveis", é que podemos descobrir a
nossa verdadeira e fundamental invulnerabilidade.
DA ENERGIA DA MENTE PARA A ENERGIA ESPIRITUAL
COMECE POR ADMITIR que é resistência. Esteja lá quando a
resistência aparecer. Observe de que modo a sua mente a cria, que nome
dá à situação, a você mesmo ou aos outros. Observe o processo de
pensamento envolvido. Sinta a energia da emoção.
Ao testemunhar a resistência, você vai verificar que ela
não tem nenhum propósito. Ao focalizar toda a sua atenção no Agora, a
resistência inconsciente passa a ser consciente, e isso é o fim dela.
Você não pode estar infeliz e consciente. Se há
infelicidade, negatividade ou qualquer forma de sofrimento, significa
que existe resistência, e a resistência é sempre inconsciente.
Você escolheria a infelicidade? Se não escolheu, como ela apareceu? Qual é o propósito dela? Quem a está mantendo viva?
Você diz que está consciente da sua infelicidade, mas a
verdade é que você está identificado com ela e mantém vivo esse processo
de identificação, através de um pensamento compulsivo. Tudo isso é
inconsciência. Se você estivesse consciente, quer dizer, totalmente
presente no Agora, toda a negatividade iria se dissolver quase instantaneamente. Ela não conseguiria sobreviver na sua presença. Porque só consegue sobreviver na sua ausência.
Nem mesmo o sofrimento consegue sobreviver muito tempo
diante da presença. Você mantém a infelicidade viva quando dá tempo a
ela. Esse é o sangue dela. Remova o tempo, concentrando uma percepção
intensa no momento presente, e ela morre. Mas você quer mesmo que ela
morra? Você já teve mesmo o bastante dela? Quem você seria sem ela?
Até que você pratique a entrega, a dimensão espiritual é
algo a respeito do que você já leu, ouviu falar, escreveu, pensou,
acreditou ou não. Não faz diferença.
NÃO ATÉ QUE a entrega se torne uma realidade em sua vida.
No momento da entrega, a energia que você desprende e que
passa a governar sua vida é de uma frequência vibracional muito maior do
que a energia da mente, que ainda governa o nosso mundo.
Através da entrega, a energia espiritual penetra nesse
mundo. Ela não gera sofrimento para você, para outros seres humanos ou
para qualquer outra forma de vida no planeta.
O SIGNIFICADO DA ENTREGA
A qualidade da sua consciência nesse momento é que vai
determinar o tipo de futuro que você vai viver. Portanto, entregar-se é
a coisa mais importante que você pode fazer para provocar uma mudança
positiva. Qualquer outra coisa que você fizer será secundária. Nenhuma
ação positiva pode surgir de um estado de consciência onde não existe
entrega.
Para muitas pessoas, a entrega talvez tenha conotações
negativas, como uma derrota, uma desistência, uma incapacidade de se
reerguer das ciladas da vida, certa letargia, etc. A verdadeira
entrega, entretanto, é algo completamente diferente. Não significa
suportar passivamente uma situação qualquer que nos aconteça e não
fazer nada a respeito, nem deixar de fazer planos ou de ter confiança
para começar algo novo.
A ENTREGA É a sabedoria simples mas profunda de nos
sub-metermos e não de nos opormos ao fluxo da vida. O único lugar em que
podemos sentir o fluxo da vida é no Agora. Isso significa que se
entregar é aceitar o momento presente sem restrições e sem nenhuma
reserva.
É abandonar a resistência interior àquilo que é.
A resistência interior acontece quando dizemos "não" para
aquilo que é, através do nosso julgamento mental e de uma negatividade
emocional. Isso se agrava especialmente quando as coisas "vão mal", o
que significa que há um espaço entre as exigências ou expectativas
rígidas da nossa mente e aquilo que é. Esse é o espaço do sofrimento.
Se você já tiver vivido bastante tempo, certamente saberá
que as coisas "vão mal" com muita frequência. É precisamente nesses
momentos que a entrega tem de ser praticada, caso queiramos eliminar o
sofrimento e as mágoas da nossa vida. A aceitação daquilo que é nos
liberta imediatamente da identificação com a mente e nos religa com o
Ser. A resistência é a mente.
A entrega é um fenómeno puramente interior. Isso não quer
dizer que não possamos fazer alguma coisa no campo exterior para mudar a
situação.
Na verdade, não é a situação completa que temos de aceitar
quando falo de entrega, mas apenas o segmento minúsculo chamado o
Agora. Por exemplo, se você estiver atolado na lama, não tem que dizer:
"Está bem, me conformo de estar atolado nessa lama." Resignação não quer
dizer entrega.
VOCÊ NÃO PRECISA aceitar uma situação indesejável ou
desagradável na sua vida. Nem precisa se iludir e dizer que não tem nada
errado em estar atolado na lama. Nada disso. Você tem completa
consciência de que deseja sair dali. Então reduz a sua atenção ao momento presente, sem atribuir a essa situação nenhum rótulo mental.
Isso significa que não existe nenhum julgamento do Agora.
Em consequência, não existe nenhuma resistência, nenhuma negatividade
emocional. Você aceita a "existência" do momento.
A seguir, toma uma atitude e faz tudo o que puder para sair da lama.
Chamo essa atitude de ação positiva. Funciona muito mais
do que uma ação negativa, que decorre da raiva, do desespero ou da
frustração. Até que alcance o resultado desejado, você continua a
praticar a entrega ao se abster de rotular o Agora.
Vou fazer uma analogia visual para ilustrar o ponto que
estou sustentando. Você está andando por uma estrada à noite, com uma
neblina cerrada, mas possui uma lanterna potente que corta a neblina e
cria um espaço estreito e nítido na sua frente. A neblina é a sua
situação de vida, que inclui o passado e o futuro. A lanterna é a sua
presença consciente, e o espaço nítido é o Agora.
Não se entregar endurece a forma psicológica, a casca do
ego, e assim cria uma forte sensação de separação. O mundo e as pessoas à
sua volta passam a ser vistos como ameaças. Surgem uma compulsão
inconsciente para destruir os outros através do julgamento e uma
necessidade de competir e dominar. Até mesmo a natureza vira sua
inimiga, e o medo passa a governar a sua percepção e a interpretação das
coisas. A doença mental conhecida como paranóia é apenas uma forma
ligeiramente mais aguda desse estado normal, embora disfuncional, da
consciência.
A resistência faz com que tanto a sua mente quanto o seu
corpo fiquem mais pesados. A tensão se manifesta em diferentes partes do
corpo, que se contrai para se defender. O fluxo de energia vital,
essencial para o funcionamento saudável do corpo, fica prejudicado.
Algumas formas de terapia corporal podem ser úteis para
restaurar esse fluxo, mas, a menos que você pratique a entrega na sua
vida diária, essas coisas só podem lhe proporcionar um alívio
temporário, porque a causa, o padrão de resistência, não foi ainda
dissolvida.
Existe alguma coisa dentro de você que não é afetada pelas
circunstâncias transitórias que constróem a sua situação de vida, e a
que você só tem acesso através da entrega. Trata-se da sua vida, do seu
próprio Ser, que existe no eterno domínio do presente.
SE A SUA SITUAÇÃO de vida é insatisfatória ou mesmo
intolerável, somente através da entrega você vai conseguir quebrar o
padrão inconsciente de resistência, que permite a permanência dessa
situação.
A entrega é perfeitamente compatível com tomar uma
atitude, iniciar uma mudança ou atingir objetivos. Mas, no estado de
entrega, uma energia totalmente diferente flui naquilo que fazemos. A
entrega nos religa com a fonte de energia do Ser, e, se as nossas ações
estiverem impregnadas com o Ser, elas se tornam uma alegre celebração
da energia da vida, que nos aprofunda cada vez mais no Agora.
Através da não-resistência, a qualidade da nossa
consciência, e, portanto, a qualidade do que estivermos fazendo ou
criando, aumenta sem medidas. Os resultados vão falar por si mesmos e
reíletir essa qualidade. Podemos chamar isso de "ação de entrega".
NO ESTADO DE ENTREGA, você vê claramente o que precisa ser
feito e parte para a ação, fazendo uma coisa de cada vez e se
concentrando em uma coisa de cada vez.
Aprenda com a natureza. Veja como todas as coisas se
realizam e como o milagre da vida se desenrola sem insatisfação ou
infelicidade.
É por isso que Jesus disse: "Olhai os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam."
SE A SUA SITUAÇÃO geral é insatisfatória ou desagradável,
separe esse instante e entregue-se ao que é. Eis aqui a lanterna
cortando a neblina. O seu estado de consciência deixa então de ser
controlado pelas condições externas. Você não age mais a partir de uma
resistência ou de uma reação.
Olhe então para uma situação específica e pergunte-se:
"Existe alguma coisa que eu possa fazer para mudar essa situação,
melhorá-la ou me retirar dela?" Se houver, você toma a atitude adequada.
Não se prenda às mil coisas que você vai ter que fazer em
algum tempo futuro, mas à única coisa que você pode fazer agora. Isso
não significa que você não deva traçar um plano. Planejar talvez seja a
única coisa que você possa fazer agora. Mas certifique-se de que não vai
começar a rodar "filmes mentais", se projetar no futuro e, assim,
perder o Agora. Talvez a atitude que você tomar não dê frutos
imediatamente. Até que ela dê, não resista ao que é.
SE NÃO HOUVER nada que possa fazer e você também não puder
escapar da situação, use isso para poder ir mais fundo na entrega, mais
fundo no Agora, mais fundo no Ser.
Quando você entra nessa eterna dimensão do presente, a
mu-dança sempre acontece por caminhos estranhos, sem a necessidade de
uma grande quantidade de atitudes da sua parte. A vida se torna
proveitosa e cooperativa. Se fatores internos como o medo, a culpa ou a
indolência impedem você de tomar uma atitude, eles vão se dissolver na
luz da sua presença consciente.
Não confunda entrega com uma atitude do tipo "não ligo mais para nada". Essas atitudes estão cheias de negatividade na
forma de um ressentimento oculto, portanto não se trata de entrega, mas
de uma resistência disfarçada.
Ao se entregar, dirija a sua atenção para dentro a fim de
verificar se existe algum traço de resistência que tenha ficado no seu
interior. Fique bem alerta ao fazer isso, do contrário um resíduo de
resistência pode ficar escondido em algum cantinho escuro, na forma de
um pensamento ou de uma emoção desconhecida.
A NATUREZA DA COMPAIXÃO
TENDO ULTRAPASSADO AS fronteiras construídas pela mente,
você passa a ser como um lago profundo. Sua situação de vida e o que
acontece no mundo exterior são a superfície do lago, às vezes calmo, às
vezes cheio de ondas por causa do vento, conforme os períodos e as
estações. Lá no fundo, porém, o lago é sempre sereno. Você é esse lago
por inteiro, não apenas a superfície, e está em contato com a sua
própria profundidade, que permanece absolutamente serena.
Você não reage a uma mudança ao se apegar mentalmente a
qualquer situação. A sua paz interior não depende dela. Você se fixa no
Ser - imutável, eterno, imortal — e não é mais dependente da satisfação
ou da felicidade do mundo exterior, das formas cons-tantemente
flutuantes. Você pode desfrutar delas, brincar com elas, criar novas
formas, apreciar a beleza de todas. Mas não tem mais necessidade de se
apegar a nenhuma delas.
Enquanto você não está consciente do Ser, a realidade dos
outros seres humanos vai causar uma ilusão, porque você ainda não
encontrou a sua realidade. A mente vai gostar ou não da forma, não só do
corpo, mas também da mente deles. O verdadeiro relacionamento só é
possível quando existe uma consciência do Ser.
A partir do Ser, você vai perceber o corpo e a mente da outra pessoa como se fosse uma tela, por trás da qual você pode sentir a
verdadeira realidade deles, como você sente a sua. Assim,
ao se confrontar com o sofrimento de outra pessoa ou com um
comportamento inconsciente, você fica presente e em contato com o Ser
e, desse modo, é capaz de olhar além da forma e sentir o Ser radiante e
puro da outra pessoa.
No nível do Ser, todo sofrimento é visto como uma ilusão,
uma consequência da identificação com a forma. Milagres de cura às vezes
acontecem através dessa descoberta, através do despertar da consciência
do Ser nos outros - se estiverem prontos.
A compaixão é a consciência de uma forte ligação entre
você e todas as criaturas. Na próxima vez que disser "Não tenho nada em
comum com essa pessoa", lembre-se de que você tem muitas coisas em
comum. Daqui a alguns anos - dois ou setenta, não faz muita diferença -,
os dois terão corpos apodrecidos, depois serão pó, depois nada restará.
Isso é uma percepção humilde e sensata que não deixa muito espaço para o
orgulho.
Isso é um pensamento negativo? Não, apenas um fato. Por
que fechar os olhos para isso? Nesse sentido há uma completa igualdade
entre você e todas as outras criaturas.
UMA DAS MAIS PODEROSAS práticas espirituais é meditar
profundamente sobre a mortalidade das formas físicas, inclusive da sua.
Isso se chama: morrer antes que você morra.
Vá fundo nisso. A sua forma física está se dissolvendo, é
nada. Então surge um momento em que todas as formas mentais ou
pensamentos também morrem. Mas você ainda está lá - a presença divina
que você é: radiante, completa-mente consciente.
Nada que é real morre de verdade, somente os nomes, as formas e as ilusões.
Nesse nível profundo, a compaixão se torna um remédio no sentido mais amplo. Nesse estado, a sua influência curativa se
baseia não no fazer mas no ser. Todas as pessoas com quem
você mantiver contato serão tocadas pela sua presença e afetadas pela
paz que você emana, quer elas estejam ou não conscientes disso.
Quando estiver inteiramente presente e as pessoas à sua
volta tiverem um comportamento inconsciente, você não vai sentir
necessidade de reagir. A sua paz será tão grande e profunda que tudo que
não for paz desaparecerá nela, como se nunca tivesse exis¬tido. Isso
quebra o ciclo cármico de ação e reação.
Os animais, as árvores, as flores vão sentir a sua paz e
reagir a ela. Você ensinará através do ser, através da demonstração da
paz de Deus.
Você passará a ser a "luz do mundo", uma emanação da pura
consciência, e assim eliminará a causa do sofrimento. Você eliminará a
inconsciência do mundo.
UTILIZANDO E ABANDONANDO A NEGATIVIDADE
Toda resistência interior é vivenciada como uma
negatividade. Toda negatividade é uma resistência. Nesse contexto, as
duas palavras são quase sinónimas.
A negatividade vai de uma irritação ou impaciência a uma
raiva furiosa, de um humor deprimido ou um ressentimento a um desespero
suicida. Às vezes, a resistência faz disparar o sofrimento emocional,
caso em que mesmo uma situação banal pode produzir uma negatividade
intensa, como a raiva, a depressão ou um profundo pesar.
O ego acredita que, através da negatividade, pode
manipular a realidade e conseguir o que deseja. Acredita que, através
dela, pode atrair uma circunstância desejável ou dissolver uma
indesejável.
Se "você" - a mente - não acreditou que a infelicidade
funciona, por que a criaria? O fato é que essa negatividade não
funciona. Em vez de atrair uma circunstância desejável, ela a interrompe
ao nascer. Em vez de desfazer uma circunstância indesejável, ela a
mantém no lugar. Sua única "utilidade" é que ela fortalece o ego, e essa
é a razão pela qual ele a adora.
Uma vez que você tenha se identificado com alguma forma de
negatividade, não vai querer que ela desapareça e, em um nível
inconsciente mais profundo, não vai desejar uma mudança positiva. Ela
iria ameaçar a sua identidade como uma pessoa depressiva, zangada ou
difícil de lidar. Você então passa a ignorar, negar ou sabotar aquilo
que é positivo em sua vida. E um fenómeno comum. E também doentio.
OBSERVE AS PLANTAS e os animais, aprenda com eles a aceitar aquilo que é e a se entregar ao Agora.
Deixe que eles lhe ensinem o que é Ser.
Deixe que eles lhe ensinem o que é integridade - estar em unidade, ser você mesmo, ser verdadeiro.
Aprenda como viver e como morrer, e como não fazer do viver e do morrer um problema.
As emoções negativas repetitivas podem, às vezes, conter
uma mensagem, como ocorre com as doenças. Qualquer mudança que você
faça, seja ela ligada ao seu trabalho, seus relacionamentos ou seu meio
ambiente, é apenas uma máscara, a menos que se origine de uma mudança no
seu nível de consciência. E, até onde isso interessa, só pode
significar uma coisa: estar mais presente. Quando você já tiver
alcançado um certo grau de presença, não precisará mais da negatividade
para lhe dizer o que é necessário na sua situação de vida.
Mas, enquanto a negatividade estiver lá, utilize-a. Use-a como um tipo de sinalizador, um lembrete para estar mais presente.
SEMPRE QUE SENTIR a negatividade crescer dentro de você,
causada ou não por um fator externo, um pensamento ou mesmo nada em
particular, olhe para ela como se fosse uma voz dizendo: "Atenção. Aqui e
Agora. Acorde. Largue a sua mente. Esteja presente."
Até mesmo a mais leve irritação é significativa e precisa
ser conhecida e observada. Do contrário, haverá um aumento cumulativo de
reações não-observadas.
Você pode descartá-la assim que perceber que não quer ter
esse campo de energia no seu interior e ele não tem nenhum objetivo. Mas
certifique-se de que você se livrou completamente dela. Se não
conseguir, simplesmente aceite que ela está ali e concentre a sua
atenção no sentimento.
UMA ALTERNATIVA PARA descartar uma reação negativa é
fazê-la desaparecer ao imaginar a si mesmo se tornando transparente para
a causa externa da reação.
Recomendo que você pratique primeiro com as coisas do
dia-a-dia. Vamos dizer que você esteja em casa. De repente, vindo da
rua, começa a soar um alarme insistente de carro. Surge uma irritação.
Qual é o objetivo dessa irritação? Nenhum até aqui. Por que você a
criou? Você não a criou. Quem criou foi a mente. Ela teve uma reação
totalmente automática, totalmente inconsciente.
Por que a mente a criou? Porque ela sustenta a crença
incons¬ciente de que a resistência dela, que você absorve como alguma
forma de negatividade ou infelicidade, vai dissolver a condição
indesejada. Isso naturalmente é uma ilusão. A resistência que ela cria,
nesse caso a irritação ou raiva, é muito mais desagradável do que a
causa original que ela está tentando desfazer.
Tudo isso pode ser transformado em prática espiritual.
SINTA-SE FICANDO TRANSPARENTE, sem a solidez de um corpo
material. Agora, permita que o barulho, ou o que estiver causando a
emoção negativa, passe através de você. Ele não está mais golpeando uma
"parede" sólida dentro de você.
Como disse, pratique primeiro com as coisas simples. O
alarme do carro, o latido de um cachorro, o choro de uma criança, o
barulho do tráfego. Em vez de ter uma parede de resistência dentro de
você, que é atingida de modo constante e doloroso pelas coisas que "não
deveriam estar acontecendo", deixe que tudo passe através de você.
Alguém diz alguma coisa grosseira para ferir você. Em vez
de desencadear uma reação inconsciente e uma negatividade, como uma
agressão, uma defesa ou um retraimento, você deixa isso passar através
de você. Não ofereça resistência. É como se não existisse mais ninguém
ali para ser machucado. Isso é perdão. Nesse sentido, você se torna
invulnerável.
Pode dizer a essa pessoa que o comportamento dela é
inaceitável, se você escolher fazer isso. Mas essa pessoa já não tem
mais o poder de controlar o seu estado interior. Você passa a estar em
seu poder - não mais em poder de alguém, nem sob o governo da mente.
Quer seja um alarme de carro, uma pessoa grosseira, uma inundação, um
terremoto ou a perda de todos os seus bens, o mecanismo de resistência é
o mesmo.
Você ainda está procurando lá fora e não consegue escapar
do modo de busca. Talvez o próximo seminário lhe traga a resposta,
talvez aquela nova técnica. Diria a você:
NÃO BUSQUE A PAZ. Não busque nenhum outro estado além
daquele em que você está agora, senão vai criar um conflito interno e
uma resistência inconsciente.
Perdoe a si mesmo por não estar em paz. No momento em que você aceitar completamente a sua intranquilidade, ela se
transformará em paz. Qualquer coisa que você aceite
comple-tamente vai levá-lo até lá, vai levar você até a paz. Esse é o
milagre da entrega.
Quando aceitamos o que é, todo momento é o melhor. Isso é iluminação.
ACEITAÇÃO DO AGORA - A IMPERMANÊNCIA E OS CICLOS DA VIDA
Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem
e dão certo, e ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se
desintegram. Você tem de permitir que elas terminem, dando espaço para
que coisas novas aconteçam ou se transformem.
Se nos apegamos às situações e oferecemos uma resistência
nesse estágio, significa que estamos nos recusando a acompanhar o fluxo
da vida e que vamos sofrer. É necessário que as coisas acabem, para que
coisas novas aconteçam. Um ciclo não pode existir sem o outro.
O ciclo descendente é absolutamente essencial para uma
realização espiritual. Você tem de ter falhado gravemente de algum
modo, ou passado por alguma perda profunda, ou por algum sofrimento,
para ser conduzido à dimensão espiritual. Ou talvez o seu sucesso tenha
se tornado vazio e sem sentido e se transformado em fracasso.
O fracasso está sempre embutido no sucesso, assim como o
sucesso está sempre encoberto pelo fracasso. No mundo da forma, todas as
pessoas "fracassam" mais cedo ou mais tarde, e toda con-quista acaba em
derrota. Todas as formas são impermanentes.
Você pode ser ativo e apreciar a criação de novas formas e
circunstâncias, mas não se sentirá identificado com elas. Você não
precisa delas para obter um sentido de eu interior. Elas não são a sua
vida, pertencem à sua situação de vida.
Um ciclo pode durar de algumas horas a alguns anos, e
dentro dele pode haver ciclos longos ou curtos. Muitas doenças são
provocadas pela luta contra os ciclos de baixa energia, que são fundamentais para uma renovação. Enquanto estivermos
identificados com a mente, não poderemos evitar a compulsão de fazer
coisas e a tendência para extrair o nosso valor pessoal de fatores
externos, tais como as conquistas que alcançamos.
Isso torna difícil ou impossível para nós aceitarmos os
ciclos de baixa e permitirmos que eles aconteçam. Assim, a inteligência
do organismo pode assumir o controle, como uma medida auto-protetora, e
criar uma doença com o objetivo de nos forçar a parar, de modo a
permitir que uma necessária renovação possa acontecer.
Enquanto a mente julgar uma circunstância "boa", seja um
relacionamento, uma propriedade, um papel social, um lugar ou o nosso
corpo físico, ela se apegará e se identificará com ela. Isso faz você se
sentir bem em relação a si mesmo e pode se tornar parte de quem você é
ou pensa que é.
Mas nada dura muito nessa dimensão, onde as traças e a
ferrugem devoram tudo. Tudo acaba ou se transforma: a mesma condição
que era boa no passado de repente se torna ruim. A mesma condição que
fez você feliz agora faz você infeliz. A prosperidade de hoje se torna o
consumismo vazio de amanhã. O casamento feliz e a lua-de-mel se
transformam no divórcio infeliz ou em uma convivência infeliz.
A mente não consegue aceitar quando uma situação á qual
ela tenha se apegado muda ou desaparece. Ela vai resistir à mudança. É
quase como se um membro estivesse sendo arrancado do seu corpo.
Isso significa que a felicidade e a infelicidade são, na verdade, uma coisa só. Somente a ilusão do tempo as separa.
NÃO OFERECER RESISTÊNCIA à vida é estar em estado de
graça, de descanso e de luz. Nesse estado, nada depende de as coisas
serem boas ou ruins.
É quase paradoxal, mas, como já não existe mais uma dependência interior quanto à forma, as circunstâncias gerais da
sua vida, as formas externas, tendem a melhorar consideravelmente. As
coisas, as pessoas ou as circunstâncias que você desejava para a sua
felicidade vêm agora até você sem qualquer esforço, e você está livre
para apreciá-las enquanto durarem.
Todas essas coisas naturalmente vão acabar, os ciclos
virão e irão, mas com o desaparecimento da dependência não há mais medo
de perdas. A vida flui com facilidade.
A felicidade que provém de alguma coisa secundária nunca é
muito profunda. É apenas um pálido reflexo da alegria do Ser, da paz
vibrante que encontramos dentro de nós ao entrarmos no estado de
não-resistência. O Ser nos transporta para além das polaridades opostas
da mente e nos liberta da dependência da forma. Mesmo que tudo em volta
desabe e fique em pedaços, você ainda sentirá uma profunda paz
interior. Você pode não estar feliz, mas vai estar em paz.
ACEITAÇÃO E ENTREGA
ACEITAÇÃO E ENTREGA
Quando nos rendemos àquilo que é e assim
ficamos inteiramente presentes, •
o passado deixa de ter qualquer força,
A região do Ser, que tinha sido encoberta
pela mente, se abre. De repente surge uma grande
serenidade dentro de você, uma imensa sensação de paz.
E dentro dessa paz existe uma grande alegria.
E dentro dessa alegria existe amor.
E lá no fundo está o sagrado, o incomensurável, o que não pode ser nomeado.
DESISTINDO DO RELACIONAMENTO CONSIGO MESMO
Iluminado ou não, no nível da sua identidade com a forma
você não está completo. Você é a metade do todo. E isso é percebido como
a atração homem-mulher, o movimento em direção à polaridade oposta de
energia, não importa qual seja o seu nível de consciência. Mas, nesse
estado de conexão interior, você percebe essa atração em algum lugar sob
a superfície ou na periferia da sua vida.
Isso não significa que você não se relaciona profundamente
com outras pessoas ou com o seu parceiro. Na verdade, você só consegue
se relacionar se tiver consciência do Ser. Partindo do Ser, você é capaz
de enxergar além do véu da forma. No Ser, homem e mulher são uma
unidade. A sua forma pode continuar a ter algumas necessidades, mas o
Ser não tem nenhuma. Já está completo e inteiro. Se essas necessidades
forem preenchidas, será ótimo, mas não faz diferença para o seu estado
interior mais profundo.
Portanto, caso a necessidade de uma polaridade masculina
ou feminina não seja preenchida, é perfeitamente possível para uma
pessoa iluminada perceber que falta alguma coisa no nível externo e, ao mesmo tempo, sentir-se totalmente completa e satisfeita no nível interno.
Se você não consegue ficar à vontade consigo mesmo, vai
procurar um relacionamento para encobrir o seu desconforto. Só que esse
desconforto vai reaparecer de alguma outra forma no relacionamento, e
você, provavelmente, atribuirá a responsabilidade ao seu parceiro.
TUDO O QUE você precisa fazer é aceitar esse momento
plenamente. Você estará então à vontade no aqui e agora e à vontade
consigo mesmo.
Mas será que você precisa ter um relacionamento com você
mesmo? Por que não ser apenas você? Quando se relaciona com você mesmo,
já se dividiu em dois: "eu" e "eu mesmo", sujeito e objeto. Essa
dualidade criada pela mente é a raiz de toda uma complexidade
desnecessária, de todos os problemas e conflitos em sua vida.
No estado de iluminação, você é você mesmo - "você" e
"você mesmo" se fundem em um só. Você não se julga, não sente pena de
si, não se orgulha de si, não se ama, não se odeia, etc. A divisão
provocada pela consciência está curada; sua maldição, removida. Não
existe um "você mesmo" que seja preciso proteger, defender ou alimentar.
Quando você está iluminado, não tem mais um relacionamento
consigo mesmo. Uma vez que tenha aberto mão disso, todos os seus outros
relacionamentos serão de amor.
RELACIONAMENTOS COMO PRÁTICA ESPIRITUAL
Como os seres humanos têm se identificado cada vez mais
com a mente, a maioria dos relacionamentos não tem as raízes fincadas no
Ser. Por isso se transformam em fonte de sofrimento e passam a ser
dominados por problemas e conflitos.
Se os relacionamentos energizam e elevam os padrões da
mente egóica e ativam o sofrimento do corpo, como está acontecendo
agora, por que não aceitar esse fato em vez de tentar escapar dele? Por
que não cooperar com ele em vez de evitar relacionamentos ou continuar a
perseguir a ilusão de uma companhia ideal, como uma resposta para os
problemas ou um meio de encontrar satisfação?
O conhecimento e a aceitação dos fatos trazem também um certo grau de distanciamento deles.
Por exemplo, quando você sabe que existe desarmonia e
retém esse "saber", significa que surgiu um novo fator através do seu
saber, e que a desarmonia não poderá se manter inalterada.
QUANDO VOCÊ SABE que não está em paz, o seu saber cria um
espaço de serenidade que envolve a falta de paz em um abraço terno e
amoroso, e então transforma a falta de paz em paz.
No que se refere à transformação interior, não há nada que
você possa fazer a respeito. Você não pode transformar a si mesmo, e é
claro que não pode transformar seu companheiro ou qualquer pessoa.
Tudo que você pode fazer é criar um espaço para a transformação
acontecer, para a graça e o amor penetrarem.
Portanto, sempre que o seu relacionamento não estiver bom,
sempre que fizer aflorar a "loucura" em você e em seu parceiro, fique
feliz. O que estava inconsciente está vindo à luz. E uma chance de
salvação.
SUSTENTE, A CADA instante, o saber de cada momento, em
especial o do seu estado interior. Se houver raiva, saiba que é raiva.
Se houver ciúme, defesa, um impulso para discutir, uma necessidade de
ter sempre razão, uma criança interior reclamando amor e atenção, ou
uni sofrimento emocional de qualquer tipo, seja o que for, saiba a
realidade do momento e sustente esse conhecimento.
O relacionamento passa a ser o seu sadhana, a sua prática
espiritual. Se você notar um comportamento inconsciente no parceiro,
prenda-o no abraço amoroso do seu saber, de modo que você não tenha uma
reação.
A inconsciência e o conhecimento não conseguem conviver
por muito tempo, mesmo que o conhecimento esteja só com uma pessoa e a
outra não tenha consciência do que está fazendo. A fornia de energia que
existe por trás da agressão e da hostilidade acha a presença do amor
absolutamente insuportável. Se você reage à inconsciência do seu
parceiro, você também fica inconsciente. Mas, se você ficar alerta à sua
reação, nada está perdido.
Nunca antes os relacionamentos foram tão problemáticos e
oprimidos por conflitos como hoje em dia. Você deve ter notado que eles
não aparecem para nos fazer felizes ou satisfeitos. Se você continuar
buscando urn relacionamento como forma de salvação, vai se desiludir
cada vez mais. Mas, se aceitar que o relacionamento está aqui para
tornar você consciente em lugar de feliz, então o relacionamento vai lhe
oferecer a salvação e você estará se alinhando com a mais alta
consciência que quer nascer neste mundo.
Para os que se mantiverem apegados aos padrões antigos haverá cada vez mais sofrimento, violência, confusão e loucura.
Quantas pessoas são necessárias para transformar a sua
vida em uma prática espiritual? Não se incomode caso o parceiro não
queira cooperar. É através de você que a sanidade, ou seja, a
consciência, consegue chegar a este mundo. Você não tem de esperar o
mundo se curar, ou alguém se tornar consciente, antes de poder alcançar a
iluminação. Pode ter de esperar para sempre.
Não acuse o outro de não ter consciência. No momento em
que a discussão começar, é sinal de que você passou a se identificar com
uma posição mental e a defender não só aquela posição, mas também o
seu sentido do eu interior. O ego está no comando, Você acabou de ficar
inconsciente. Às vezes, isso pode servir para apontar certos aspectos
do comportamento do parceiro. Se você estiver muito alerta, muito
presente, pode agir sem o envolvimento do ego: sem culpar, acusar ou
fazer o outro se sentir errado.
Se o outro se comportar de modo inconsciente, abandone
qualquer julgamento. O julgamento tanto serve para as pessoas
confundirem o comportamento inconsciente com quem elas são de verdade
quanto para projetar a própria inconsciência sobre a outra pessoa e se
enganar por causa disso sobre quem elas são.
Abandonar qualquer julgamento não significa não reconhecer
a disfunção e a inconsciência quando se deparar com ela. Significa "ser
o saber", e não "ser a reação" e o juiz. Você não vai nem querer reagir
ou poderá reagir e ainda assim ser o saber, o espaço no qual a reação é
observada e onde ela se permite existir. Em vez de brigar com o escuro,
você traz a luz. Em vez de reagir a uma desilusão, você vê a desilusão,
mas, ao mesmo tempo, enxerga através dela.
Ser o saber cria um espaço nítido de presença amorosa que
permite a todas as coisas e pessoas serem como são. Não existe maior
catalisador para que a transformação aconteça. Se você adotar essa prática, o outro não conseguirá ficar com você e permanecer inconsciente.
Se os dois concordarem em fazer do relacionamento uma
prática espiritual do casal, tanto melhor. Podem contar ao outro os
pensamentos e sentimentos tão logo apareçam, ou assim que uma reação
desponte, de forma que não haja tempo para surgir um espaço em que uma
emoção não dita, ou desconhecida, ou uma queixa possam se agravar e se
desenvolver.
APRENDA A EXPRESSAR os seus sentimentos sem culpar ninguém. Aprenda a ouvir o parceiro de um modo aberto, sem reservas.
Dê ao parceiro espaço para se expressar. Esteja presente.
Acusar, defender, atacar todos esses padrões destinados a fortalecer
ou proteger o ego ou a atender às necessidades dele irão se tornar
supérfluos. Dar espaço aos outros e a si mesmo é fundamental. O amor
não consegue florescer sem isso.
Quando você tiver removido os dois fatores que destroem os
relacionamentos transformado o sofrimento e deixado de se identificar
com a mente e as posições mentais e o seu parceiro tiver feito o
mesmo, vocês vão sentir a alegria do desabrochar do relacionamento. Em
vez de refletir o sofrimento e a inconsciência, em vez de satisfazer as
necessidades mútuas viciadas do ego, vocês vão refletir para o outro o
amor que sentem lá no fundo, que surge com a realização da unidade de
cada ser com tudo o que existe.
Esse é o amor que não tem opositores.
Se o seu parceiro continua identificado com a mente e com o
sofrimento, mas você já se libertou deles, vai ser um grande desafio.
Não para você, mas para ele. Não é fácil conviver com uma pessoa
iluminada, ou melhor, é tão fácil que o ego acha extrema¬mente
ameaçador.
Lembre-se de que o ego precisa de problemas, disputas e
"inimigos" para fortalecer o sentido de separação de onde tira a sua
identidade. A mente do parceiro não iluminado ficará profundamente
frustrada porque não encontrará resistência às suas posições rígidas, o
que significa que ela vai se tornar insegura e enfraquecida, além do
"perigo" de essas posições desabarem todas juntas, resultando na perda
do eu interior.
O sofrimento do corpo pedirá uma resposta, mas não irá
obtê-la. Sua necessidade de discussões, dramas e disputas não estará
sendo atendida.
Assinar:
Postagens (Atom)














